O Papel da Musicalização Infantil
O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato bem elaborado e estruturado com a música.
A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro. O resultado de todo este processo é o desenvolvimento da musicalidade.
A musicalização tem um papel fundamental na educação Infantil, onde as crianças tem a oportunidade de conceber um alicerce para que futuramente possam aprendam a tocar algum instrumento musical.
O que se aprende em uma aula de Musicalização Infantil?
-Uma aula bem conduzida desenvolve nos alunos noções de ritmo, altura, timbre, intensidade, duração, dentre outros conceitos da música.
-Além dos conceitos musicais, a aula tem a condição de desenvolver a coordenação motora, a inteligência musical, a sociabilização, a colaboração mútua, a liderança, a criatividade, a imaginação, o trabalho em equipe, etc…
Como deve ser trabalhada a Musicalização Infantil?
Primeiramente, é importante ressaltar que uma aula de musicalização deve ir de encontro com a realidade da escola e das turmas. Pois existem várias metodologias diferentes, onde os seus criadores as construíram baseado em suas experiências locais.
A musicalização deve ser trabalhada de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente.
A criança deve sentir prazer em participar das aulas, mas é preciso que o professor tenha bastante cautela ao aplicar brincadeiras e jogos em excesso, pois as crianças vão começar a pensar que a aula serve apenas para um divertimento.