CONSERVATÓRIO DE MÚSICA LORENZO FERNANDEZ – 31 ANOS!!!
Breve história do CMLF MT
Fundado em 26 de julho de 1989, a escola de Música teve como idealizadores Angelo Souza dos Santos (professor/pianista) e Ana Maria Capistrano Dias (pedagoga) ambos apaixonados por Música.
A ideia, à princípio, sem grandes pretensões, surgiu para atender pedidos de amigos, interessados que seus filhos aprendessem tocar piano. Começou a funcionar como Escola de Música Liras, nome que deu origem à sua logomarca. Com o passar do tempo, o número de alunos foi aumentando e também a procura por aulas para outros instrumentos musicais, assim, ampliar a escola e abrir um leque maior de opções se tornou necessário.
Em 1991, em parceria com professores de diversos instrumentos, a escola passou a funcionar num espaço maior, registrada com o nome de Centro de Formação Musical. Em 1992, com a procura de algumas pessoas em obter uma certificação em Música, foi firmado um convênio cultural com o Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM). Além dos Cursos Livres, passou também a oferecer os Cursos Regulares anuais e através desse convênio, começa então, a fornecer diplomas do Curso Técnico em Música, reconhecidos pelo MEC.
Após o convênio, em 1994, a escola passou a se chamar Academia de Música Lorenzo Fernandez, nome do grande compositor brasileiro fundador do Conservatório Brasileiro de Música do RJ.
Desde a sua fundação a Escola sempre teve como prioridade a qualidade no Ensino da Música, visando um aprimoramento crescente, tanto do corpo discente, como docente. Esse convênio, na época, foi uma grande conquista e que foi mantido por muito tempo. O CBM do RJ, uma renomada instituição, não só a nível nacional, mas, também internacional, sempre foi recomendada como uma das melhores instituições do Brasil na área da Música. O CBM foi reconhecido como 1º Centro Universitário do Brasil Especializado em Música (D.O. da União 18.01.2002) sendo um ícone no ensino da Música, especialmente, no Brasil, razão pela qual buscou-se tal convênio.
A Escola, até então, funcionando em imóveis alugados, conseguiu, em 1996, a tão almejada mudança para sua sede própria. Não foi fácil, contudo, o sonho se tornou realidade! Uma grande vitória! Hoje, a escola possui o seu espaço, localizado no centro da cidade, fácil acesso, contendo: entrada , uma pintura a óleo, temática da Região (parede inteira), feita pela artista plástica Conceição Bogo, mais um lindo piano Playel Sec. XIX, também doado por uma família vinda de Portugal, enriquecendo ainda mais a decoração; recepção e secretaria; biblioteca com aproximadamente 5000 obras entre livros, partituras, materiais didáticos; 2 salas com pianos acústicos Fritz Dobbert, sendo um deles doado pela família Bogo; uma sala com dois pianos, Susuky e ………. ; sala de teclados; sala para aulas de instrumentos de cordas; sala de estudo com um piano Bechstein doado, em 2017, pela família Kuroyanagi Faria; sala acústica para aula de canto, com piano digital, sendo todas as salas com ar condicionado. Conta também com outras dependências e mais um auditório para aproximadamente 100 pessoas, ar refrigerado, piano ½ cauda, outro vertical e concha acústica doada pelo Maestro Peter Ens!
Em 2002, com a chegada da professora de canto Ivone Frahia, que juntamente com o professor Angelo Santos, ambos graduados em Canto Lírico e Piano, impulsionaram a Escola de Canto, primeira em Cuiabá. Foi um período promissor e bem dinâmico na área do Canto! Com muitos alunos e muitas atividades foram realizados Chás das cinco, Recitais, Canto Coral com apresentações em vários auditórios da cidade… Os dois professores formaram um Duo que na época cantou, não só em Cuiabá, mas, também em cidades do Estado e até fora, um acompanhando o outro, tocando e cantando. Nesse mesmo ano foi lançado o jornal informativo do Conservatório com o nome: NOTA DE PASSAGEM. Um jornal interno, muito criativo cujos títulos dos assuntos eram palavras musicais como: Tônica – para a redação; Dominante – diretor; Vizinhos Diretos – escolas parceiras do Estado; Ritornello – história do Conservatório em capítulos; Da Capo – a Música através dos tempos; Contraponto – entrevistas com pessoas importantes da Música; Relativo Menor – alunos do Conservatório; Intervalo – Parte social e mais: Tutti, Coda, Opus, Scherzzo etc.
Até 2004 a escola funcionou como Academia de Música Lorenzo Fernandez e em dezembro desse mesmo ano passou a denominar CONSERVATÓRIO DE MÚSICA LORENZO FERNANDEZ
Em 2005 a professora Ivone Frahia se mudou para outro país e embora o trabalho tenha continuado, o Duo encerrou suas atividades.
Em 2016, com a venda do CBM, mudanças aconteceram e após mais de 20 anos com o convênio cultural, constatando que este já não mais atendia às expectativas, o CMLF resolveu encerrar o contrato com a Instituição. Mas, a MÚSICA não pode parar! E assim, como foi feito no passado, em 2019 foi firmada uma parceria com a Essenfelder Educacional, por considerar de grande valia para a qualidade do ensino musical, inovando em alguns aspectos, enriquecendo com novas experiências e também para dar continuidade à proposta de atualização, evolução musical e qualidade do ensino musical que o CMLF sempre priorizou para seus alunos.
Enfim, hoje, 2020, o CMLF só tem a agradecer à Cuiabá, terra querida, pela acolhida e aos que sempre deram apoio nessa longa caminhada até aqui. Durante esses 31 anos de existência, a proposta inicial e a missão assumida têm sido cumpridas da melhor forma possível, tanto no requisito técnico, como humano. É plena a certeza de que todos que fizeram e fazem parte da comunidade Lorenzo Fernandez em MT, muito tem contribuído, formando e influenciando crianças, jovens e adultos, dando o seu melhor no que refere à Arte Musical. Prova disso é o número de ex-alunos graduados e pós graduados em diversos estados do Brasil e no Exterior.
O CMLF muito tem a agradecer aos que juntos embarcaram nesta jornada: professores, alunos, pais, amigos, sociedade cuiabana e porque não dizer mato-grossense? Afinal, o Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, com tradição e qualidade no ensino musical sempre teve grande alcance, não somente em Cuiabá, mas também em outras cidades do Estado. MUITO OBRIGADO da parte da Direção e que Deus continue abençoando e ajudando a todos! A MÚSICA CONTINUA!
O Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, localizado em sua sede própria, na rua São Benedito 48, Bairro Baú em Cuiabá MT, comemora 31 anos de atividades na área musical, sempre mantendo vivo o interesse pela transmissão do conhecimento musical e divulgação da MÚSICA, com muita seriedade e competência.
Cuiabá, 26 de julho de 2020.
Angelo Souza dos Santos & Ana Maria Capistrano Dias
Diretores / Sócios Proprietários.