PASSOS IMPORTANTES PARA A MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

A maioria das crianças que estão tendo aula de música em suas escolas, na verdade a encara como um momento de distração e entretenimento. Mesmo a escola que possui um profissional competente para tal função, é comum encontrar nas crianças um distanciamento com a realidade da cultura musical.

Infelizmente, em nosso país, não tem uma cultura musical infantil apropriada, que proporcione à criança mergulhar no universo musical de forma condizente. A música que a mídia evidencia para este público, ou atende a interesses comerciais ou tem o propósito de imbecilizar a mente infantil, de tal forma que qualquer modismo que venha a surgir, a criança rapidamente aprende e cantarola.

Existem alguns passos importantes para que uma aprendizagem musical seja eficiente:

1-A criança precisa aprender a ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração, notas, o timbre dos instrumentos e vozes, sua intensidade, altura notas, etc…

2-Ela precisa aprender a ver uma música, não apenas com os olhos carnais, mas com olhos sensíveis aos detalhes da Música, uma forma que o instrumentista ou o cantor executa sua música, sua performance, etc….

3-Ela precisa exercitar sua memória musical, absorvendo os conceitos primordiais da música, como o ritmo, melodia, tonalidade, andamento, timbre, altura, intensidade, duração, etc ..

4-Ela precisa praticar aquilo que aprendeu, seja ritmicamente ou melodicamente.Depois do processo de ouvir, ver e absorver o conteúdo na mente, o próximo passo é colocar a mão na massa, ou seja, ter um contato com um instrumento ou com a própria voz.

Lembrando que este processo é comprovadamente eficaz, pois trabalha de forma inteligível os passos necessários para que uma criança possa adentrar no mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *